O IFMG campus Conselheiro Lafaiete abriu inscrições para o curso de instalações elétricas prediais e noções de soldagem. Trata-se de um curso gratuito de qualificação profissional, que será oferecido em nosso campus, situado à Rua Padre Teófilo Reyn, 441, no bairro São Dimas, Conselheiro Lafaiete.

O curso tem duração de 8 meses, com aulas de segunda à sexta-feira, das 8 às 11h40. São 30 vagas, sendo 24 delas exclusivas para egressos do sistema prisional e 6 delas para familiares de egressos (que não precisam estar no curso, mas sim ter vinculo familiar com algum egresso).
Os interessados em fazer o curso devem comparecer ao IFMG no dia 17/03/25, às 8:00 e preencherem a ficha de inscrição. Será feita uma entrevista com cada um, para definir quais serão os selecionados para as 30 vagas. Levar algum documento de identidade (pode ser, por exemplo, RG, habilitação ou carteira de trabalho).
Todos os alunos selecionados e que durante cada mês de aulas não faltar terá direito à uma bolsa, que tem como objetivo apoiar o aluno enquanto ele se qualifica, no valor de R$1000. Ao final do curso, eles receberão um kit de ferramentas para que possam trabalhar com a profissão que irão aprender nesta formação, É necessário que os candidatos queiram aprender uma profissão e estejam realmente dispostos a frequentar todas as aulas e concluir o curso com sucesso, se esforçando para isso.
O Projeto Alvorada é um projeto de extensão desenvolvido em parceria com várias instituições públicas e tem como principais objetivos a inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares. É executado através da articulação de uma rede de instituições com trajetórias nas áreas da educação, trabalho, justiça, direito e políticas penais, integrando esforços para promover oportunidades de inclusão social e inserção no mercado de trabalho a pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares. Ele será desenvolvido no campus avançado Conselheiro Lafaiete do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).
O IFMG foi selecionado através de edital, que promoveu seleção nacional para definir as propostas e as Instituições que executariam o Projeto Alvorada Ciclo 2. Nesta seleção, a proposta enviada pelo IFMG obteve excelente avaliação e ficou classificada em 10° lugar, sendo, portanto selecionada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) para executar novamente o Projeto Alvorada. Este é o órgão que irá arcar com as bolsas que serão pagas.
Para a execução deste importante projeto de extensão, o campus Lafaiete conta com a parceria e o apoio de diversas instituições em nosso município, que nos acompanharão durante toda a trajetória.