O Senac em Conselheiro Lafaiete, que integra o Sistema Fecomércio MG, está com inscrições abertas para três cursos gratuitos de qualificação profissional. As formações são ofertadas por meio dos programas Senac+ e Programa Senac de Gratuidade (PSG) e abrangem áreas estratégicas e oferecem chances reais de empregabilidade, inclusive com atividades práticas dentro de empresas parceiras. As vagas são limitadas e as turmas começam já no dia 3 de novembro.

Um dos destaques é o curso de Aperfeiçoamento para Camareiro(a), que será ministrado dentro do Hotel Minas Platinum, com aulas teóricas e práticas no próprio ambiente de trabalho. A capacitação acontece de 3 a 18 de novembro, de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h. Os participantes que se destacarem podem ser contratados pelo hotel. Para participar, é necessário ter mais de 16 anos e Ensino Fundamental I completo.
Já a qualificação Montagem e Manutenção de Computadores também começa no dia 3 de novembro, no turno da tarde, no Senac, das 13h às 17h. A formação é ideal para quem deseja atuar com suporte técnico, abrir um negócio próprio ou seguir carreira na área de tecnologia. Os pré-requisitos são ter mais de 14 anos e Ensino Fundamental II incompleto.
E para quem busca uma formação mais ampla na área de gestão, a turma de Assistente Administrativo será oferecida no período noturno, de 3 de novembro a 20 de janeiro de 2026, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. As aulas desenvolvem habilidades em diversas rotinas administrativas, como atendimento, organização de documentos, RH, financeiro, compras e logística. Os interessados devem ter mais de 14 anos e Ensino Fundamental 2 incompleto (a partir da 6ª série).
Como se inscrever nos cursos gratuitos do Senac
As vagas são limitadas e as matrículas devem ser feitas presencialmente na unidade do Senac em Conselheiro Lafaiete, localizada no bairro Centro (Rua Tavares de Melo, 630 – Lojas 3, 4 e 5). É necessário apresentar documento com foto, CPF, comprovante escolar e de residência. Menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis legais.
Mais informações estão disponíveis no site do Senac, pelo telefone (31) 3062-2950 ou pelo WhatsApp estadual (31) 3057-8600.
Sobre a Fecomércio MG e o Senac em Conselheiro Lafaiete
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade, há 86 anos. Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários(as), empresários(as) e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
O Senac em Conselheiro Lafaiete atua na cidade desde 2003, com um amplo portfólio de cursos ágeis, técnicos, Aprendizagem Comercial e pós-graduação (MBA). Com duas unidades na cidade, nos bairros Museu e Centro, a instituição conta com ambientes pedagógicos equipados e atualizados, como salas de aula climatizadas, laboratórios de informática e estética, salão de beleza pedagógico, biblioteca, entre outros, além de atender mais de 40 municípios na região.
A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.
Serviço: Cursos gratuitos do Senac em Conselheiro Lafaiete
Cursos: Aperfeiçoamento para Camareiro(a), Montagem e Manutenção de Computadores e Assistente Administrativo
Início das aulas: 03 de novembro
Inscrições: presencialmente no Senac na unidade Centro (Rua Tavares de Melo, 630 – Lojas 3, 4 e 5 – Centro)
Informações: telefone (31) 3062-2950 ou WhatsApp estadual (31) 3057-8600.
















