Oficinas, festivais e murais marcaram a participação de jovens em atividades de arte urbana gratuitas.
O projeto “Cultura na Rua, Grafite e Arte Urbana” levou arte, cor e formação cultural a jovens e comunidades em Conselheiro Lafaiete (MG). A iniciativa promoveu nos meses de setembro e outubro, oficinas de diversas técnicas de arte urbana e festivais abertos ao público, deixando murais como legado artístico nas cidades participantes.

Voltado para estudantes de escolas públicas, instituições sociais e espaços culturais, o projeto ofereceu gratuitamente oficinas de grafite, pintura em tela, lambe-lambe, stencil, tintas naturais e história da arte urbana, sempre conduzidas por artistas e educadores locais. E contou com um festival cultural com DJ, pintura ao vivo e a criação de uma obra externa, aproximando a comunidade da arte urbana e fortalecendo o vínculo dos jovens com a história e a identidade de seus territórios.

As atividades de desenho foram um dos grandes destaques do projeto, ajudando a aperfeiçoar habilidades e aprofundar o conhecimento. As ações buscaram despertar o olhar crítico e sensível dos participantes, reforçar o pertencimento e incentivar o desenvolvimento artístico como ferramenta de expressão, inclusão e cidadania. Além da formação técnica, o projeto valorizou práticas sustentáveis, como o uso de tintas naturais, e estimulou reflexões sobre o papel da arte no cotidiano urbano.
Segundo o Observatório da Fundação Itaú, em 2024, 97% dos brasileiros participaram de alguma atividade cultural nos últimos 12 meses, reafirmando a presença da cultura no cotidiano da população. O estudo também destaca os impactos positivos dessas práticas na educação, no bem-estar e na saúde mental, especialmente pela capacidade de reduzir estresse e sentimentos de solidão. Apesar desse cenário, o levantamento revela fortes desigualdades no acesso presencial, já que as classes A/B frequentam teatros, museus, shows e outras atividades culturais de forma significativamente mais frequente do que as demais faixas socioeconômicas.
Esses resultados evidenciam o valor de iniciativas como o “Cultura na rua, Grafite e Arte Urbana”, que unem arte, educação e participação social para fortalecer comunidades e ampliar o acesso democrático à cultura.”, diz a MRS.

Realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Cultura na rua Grafite e Arte Urbana” contou com a parceria com a prefeitura local para a realização do projeto por meio da Secretária de Cultura de Conselheiro Lafaiete. O projeto teve a produção da Faço Art, apoio da Komedi Projetos e Vida Flats, patrocínio da MRS e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal – Do lado do povo brasileiro.
Sobre a MRS: A MRS é uma operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca da metade do PIB brasileiro. A companhia está entre as melhores ferrovias de carga do mundo, com produção quase quatro vezes superior àquela registrada na década de 90. A malha ferroviária conecta regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas a alguns dos principais parques industriais do país aos maiores portos da região Sudeste, o que gera uma operação de transporte diversificada, como contêineres, siderúrgicos, cimento, bauxita, agrícolas, coque, carvão e minério de ferro. Aproximadamente 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS.

Sobre o Ministério da Cultura: Principal ferramenta de fomento à cultura no Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos, exposições, shows, livros, museus, galerias e diversas outras formas de expressão cultural, abatendo o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também amplia o acesso dos cidadãos à cultura, já que os projetos patrocinados devem oferecer contrapartidas sociais — como a distribuição gratuita de ingressos e a promoção de ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criada em 1991 pela Lei nº 8.313, a iniciativa é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).
Serviço:
“Cultura na rua, Grafite e Arte Urbana” em Conselheiro Lafaiete – MG
Escola Municipal Dr Rui Pena- Caic
R. Francisco Ferreira de Rezende, 333 – São João, Conselheiro Lafaiete – MG, 36400-000
Aula 01 e 02 – Introdução à Arte Urbana (graffiti, mural)
Aula 03 e 04 – Estilos e Técnicas da Arte Urbana
Aula 05 e 06 – Estudos de Cores na Arte Urbana e Experimentação Prática de Sprays
Aula 07 e 08 – Temas e Mensagens na Arte Urbana/ Desenvolvimento do Layout do Mural
Aula 09 e 10 – Execução do Mural Coletivo -Parte 1
Aula 11 e 12 – Execução do Mural Coletivo – Parte 2 e Apresentação Final















