Amalpa cria plano de ação e prevenção para a região mineradora

A Amalpa (Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba), representada pelo secretário-executivo, Claudionei Nunes, recebeu no dia 05/02, as equipes de Defesa Civil de toda à região. A reunião contou com representantes de municípios que contém barragens de rejeito de minério e água, onde foram feitas propostas e análises de prevenção e de reação à possíveis tragédias.

Com isso, foi proposta a criação de uma rede com todas essas cidades, que através da Amalpa, irão se organizar para evitar possíveis rompimentos com a fiscalização intensa das barragens e também preparar o poder público e a sociedade civil com um direcionamento adequado caso venha acontecer algum acidente. Esse planejamento está sendo coordenado pelo consultor de Defesa Civil da Amalpa, Ademir Inácio em conjunto com a Defesa Civil de toda a região mineradora, onde compareceram representantes do município de Mariana, Ouro Preto, Ouro branco, Barbacena, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Casa Grande, Dores de Campos, Jeceaba, Moeda e Piranga.

O presidente da Amalpa, Célio Pereira de Souza juntamente com o secretário-executivo, Claudionei Nunes, colocaram a associação de portas abertas para a população, bem como, demonstram o interesse de ser o canal de conexão entre todos os municípios a fim de ajudar toda à população, para que não ocorra mais nenhuma tragédia na região. As cidades que desejarem participar do planejamento devem procurar a Amalpa.