Confira a programação para o Dia de Santo Antônio em Lafaiete

Nesta quinta-feira, 13/06, os católicos comemoram o dia de Santo Antônio. Considerado um dos santos mais populares da Igreja Católica, Santo Antônio será festejado também é chamado de “Santo Casamenteiro”.

Com nome de batismo Fernando Bulhões, Santo Antônio viveu a maior parte de sua vida em Pádua, na Itália, onde hoje há uma igreja em sua homenagem na cidade. Apesar de nunca ter pregado em seus sermões palavras sobre relacionamentos ou casamentos, Santo Antônio ficou conhecido por ajudar as mulheres solteiras a encontrarem um marido devido à ajuda financeira que dava a moças humildes, já que naquela época as noivas precisavam de um enxoval e um dote para conseguirem concretizar seus casamentos.

Festa de Santo Antônio em Lafaiete

Desde o dia 03/06, a Irmandade de Santo Antônio em Conselheiro Lafaiete realiza a trezena em honra ao santo na histórica igreja a ele dedicada. Nesta quinta-feira, a igreja de Santo Antônio ficará aberta durante todo o dia.

Às 19h, missa e trezena na igreja de Santo Antônio com participação especial do Tiro de Guerra. No dia 16/06, domingo, haverá missa às 9h, benção dos pães e posse dos novos membros da Irmandade de Santo Antônio. Às 17h30, procissão motorizada saindo da Cia de Corpo de Bombeiros em direção da igreja de Santo Antônio, onde a imagem será recepcionada pelos fiéis.

Em seguida, procissão luminosa pelas ruas do bairro Santo Antônio. Na chegada, benção do Santíssimo Sacramento e encerramento das festividades.

Foto: Mauro Dutra de Faria