Obras movimentam a Basílica do Sagrado Coração de Jesus em Lafaiete

Tem um ditado popular que diz: “obra de igreja nunca termina”. Para quem pensou que a inauguração do mosaico no altar encerraria as obras na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete, acabou se enganando.

A paróquia está empenhada em tornar a basílica um local cada vez mais agradável não só para os visitantes, mas para quem atua nas celebrações como padres, ministros, equipes de liturgia, canto, dentre outras. Para isso, uma série de obras continua em andamento. A sacristia da igreja está sendo totalmente reformulada e ficará mais ampla. A obra também vai harmonizar o conjunto arquitetônico da igreja.  

Outra obra prevista é a substituição de toda sanca de gesso e a iluminação das laterais da basílica. A atual que já possui mais de 40 anos está apresentando diversos problemas como deterioração, infiltração, rachaduras. Está em fase de estudo um novo projeto para a instalação de um novo teto de gesso, substituindo o atual.

Também já está em estudo o projeto de fabricação e instalação das peças de aço que caíram ao longo dos anos do teto da igreja. Além disso, haverá a substituição de todo o sistema elétrico dos sinos e isso, já houve o contato com empresas especializadas para este serviço.

O revestimento de mármore da torre também será recuperado. Com o passar dos anos, algumas pedras de mármore estão se desprendendo da torre. Por este motivo, já esta em estudo o projeto que prevê a reforma de todo o revestimento da torre da basílica, garantindo assim a segurança dos fiéis e também a beleza estética do local.

Colaboração da comunidade

Para a realização das obras a paróquia conta com a ajuda da comunidade e principalmente os devotos do Sagrado Coração de Jesus. Interessados em colaborar com as obras da basílica poderão entrar em contato com o escritório paroquial pelo telefone: (31) 3763-8601.

Fonte e fotos: Paróquia do Sagrado Coração de Jesus