Corpo do vocacionado José Fernando é velado em Lafaiete

O corpo do vocacionado José Fernando da Costa Miranda está sendo velado neste domingo, 15/09, na Capela de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Expedicionários, em Conselheiro Lafaiete. O jovem de 17 anos que queria ser padre, morreu no sábado, 14/09, no Hospital das Clínicas em Belo Horizonte, onde estava internado.

Morte de vocacionado deixou de luto os católicos de Conselheiro Lafaiete.

José Fernando que pertencia a Paróquia de São Sebastião, em Conselheiro Lafaiete, ingressou no Grupo de Orientação Vocacional (GOV), após a semana vocacional. Após fazer a experiência da comunidade interna, estudando no Colégio Vicentino Providência em Mariana, discerniu juntamente com a equipe dos formadores em continuar o processo, neste ano de 2019 no GOV externo.  Desde o mês de abril deste ano, o vocacinado passou por tratamento no Hospital das Clínicas, realizando quimioterapias para eliminação de um tumor na perna. Em consequência deste tratamento, ele foi diagnosticado com uma infecção generalizada. Na tarde do sábado, José Fernando não resistiu e morreu em Belo Horizonte.

A morte do jovem vocacionado comoveu a comunidade católica de Conselheiro Lafaiete. Vários padres e representantes de movimentos religiosos já passaram pelo velório. Às 17h, está prevista uma missa na Capela de Nossa Senhora Aparecida e o velório se estenderá até às 8h30, desta segunda-feira, 16/09, quando o corpo seguirá para a igreja de São Sebastião, onde haverá a última celebração eucarística que será presidia pelo vigário geral da Arquidiocese de Mariana, padre Luiz Antônio Reis Costa.

Após a celebração, o corpo de José Fernando seguirá para a localidade de São Gonçalo onde será sepultado.

Nota da Arquidiocese de Mariana

A Arquidiocese de Mariana recebeu com grande pesar a notícia do falecimento do vocacionado José Fernando da Costa Miranda.  Ainda em recuperação pós-operatória o Sr. Arcebispo Dom Airton José dos Santos encontra-se impossibilitado de presidir a Missa exequial. Todavia, manifesta publicamente sua solidariedade e proximidade pela oração com os pais do vocacionado José Fernando: o Sr. Fernando Tavares de Miranda e a Sra. Edinéia de Lourdes de Miranda e demais familiares.

Solicitamos ao Revmº Clero da Arquidiocese de Mariana que nas Missas desse domingo, 15 de setembro, faça-se particular menção do vocacionado José Fernando da Costa Miranda. Igualmente elevem a Deus preces pelos seus pais e familiares nesse momento de luto.

Mariana, 14 de setembro de 2019

Mons. Luiz Antônio Reis Costa
Vigário Geral da Arquidiocese de Mariana