Alunos da Escola Municipal “Meridional” conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Alunos da Escola Municipal “Meridional”, do bairro Morro da Mina, em Conselheiro Lafaiete foram finalistas na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) que conta com a participação voluntária dos alunos das escolas públicas e privadas. A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do Ensino Fundamental e médio, dentro das próprias escolas e em todo o território nacional.

Os objetivos são fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

As provas aconteceram em quatro níveis distintos e em uma única fase, sendo Nível 1: destinada aos alunos do Ensino Fundamental, regularmente matriculados do 1º ao 3º ano. Nível 2: destinada aos alunos do Ensino Fundamental, regularmente matriculados do 4º ao 5º ano. Nível 3: destinada aos alunos do Ensino Fundamental, regularmente matriculados entre o 6º ao 9º ano. Nível 4: destinada aos alunos do Ensino Médio, regularmente matriculados em qualquer série/ano.

Foram medalhistas os estudantes abaixo nas seguintes categorias:

Ouro – Arthur Patrick Xavier de Assis/ 9º ano
Ouro – Karem Karoline Carvalho/ 9º ano

Prata – Fellipe David Heleno Moreira/ 9º ano
Prata – Lélia Emanuelle Gançalves ramos/ 9º ano
Prata – Mariana do Amaral Souza/ 9º ano

Bronze – Emanuelle Fernandes Resende/ 7º ano
Bronze – Matheus Gabriel de Souza/ 9º ano
Bronze – Milene Vitória Mapa Teixeira/ 9º ano
Bronze – Rafael Ferreira de Medeiros/ 9º ano

Destes alunos, Arthur Patrick Xavier de Assis e Karem Karoline Carvalho, foram pré-selecionados para participarem da equipe que representará o Brasil em Olímpiadas internacionais. Os gestores da Secretaria Municipal de Educação, direção da escola, equipe de coordenação pedagógica, educadores, família e alunos parabenizam os estudantes e deseja sucesso sempre.