Amalpa apoia projeto de conscientização e prevenção no uso de agrotóxicos

Continua após a publicidade..

Na quinta-feira 24/10, o secretário-executivo da Amalpa (Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba), Claudionei Nunes esteve na Secretaria Estadual de Saúde, em Belo Horizonte onde participou de um encontro. Na Cidade Administrativa, Claudionei Nunes se reuniu com a responsável pelo setor de parcerias em saúde, Dra. Cláudia Herminia de Lima e Silva e com o especialista em doenças crônicas Dr. Ailton Alves Júnior para tratar assuntos de interesse dos municípios.

Na oportunidade a estudante de Biomedicina, Elaine Coelho apresentou o projeto sobre as consequências advindas do uso de agrotóxicos. A Amalpa prestou total apoio ao projeto, uma vez que afeta diretamente os pequenos produtores atuantes na agricultura familiar e que muitas das vezes não tomam as providências e cuidados necessários para proteger a saúde.

Continua após a publicidade..

Foi proposta pela estudante, a criação de palestras de conscientização onde seriam prestadas orientações aos produtores sobre por exemplo, onde guardar a embalagem do produto e o descarte adequado e como utilizar agrotóxico de maneira segura, sem ficar exposto entre outros.

Com a prevenção haverá melhoria na qualidade de vida do agricultor e economia na área da saúde. O deputado estadual, Glaycon Franco (PV) na Assembleia da Amalpa em Congonhas ressaltou a importância do projeto que é relevante para a população por se tratar do cuidado direto com a saúde dos agricultores e consumidores.

Glaycon Franco se dispôs a lutar junto ao Governo do Estado que já demonstrou interesse em apoiar o trabalho.  Além disso, foram tratados assuntos de extrema importância para a região do Alto Paraopeba, como por exemplo, a necessidade e a facilitação para que os municípios consigam executar obras que garantam à população acesso ao saneamento básico.

PUBLICIDADE