Pelas mãos de Dom Airton, seminarista Fernando é ordenado diácono

Continua após a publicidade..

Quatro diáconos foram ordenados no sábado, 26/10, na Basílica de São José, em Barbacena. A ordenação diaconal foi presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos.

Foram ordenados, Fernando de Paula Almeida, Carlos Renato Valle Caetano, Gilsimar Tavares Vieira e Júnior Cesar de Souza. Paroquiano da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Fernando Paulo de Almeida Monteiro, nasceu em Ouro Branco, em 09 de dezembro de 1991, mas foi em Conselheiro Lafaiete, onde ele cresceu e viveu.  Aos 15 anos, começou sua caminhada vocacional na Congregação do Santíssimo Redentor.

Continua após a publicidade..
O seminarista Fernando ao lado de seus pais, Mauro e Valéria.

De 2007 a 2009, morou na Comunidade Vocacional Santo Afonso, em Juiz de Fora, onde iniciou e concluiu o Ensino Médio e o aspirantado da Província de Minas, Rio e Espírito Santo. No entanto, após realizar um profundo discernimento vocacional, com a ajuda de alguns amigos religiosos e do pároco da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, padre José Maria Coelho da Silva, decidiu concluir o processo formativo na Congregação Redentorista e ingressar-se no seminário da Arquidiocese de Mariana.

Em 2011, deu início a sua caminhada na arquidiocese, no Seminário Propedêutico Bom Pastor, em Barbacena. Em 2014, formou-se em Filosofia na Faculdade Dom Luciano Mendes, em Mariana, e, em 2018, concluiu os estudos de Teologia no Seminário Maior São José. Durante a Filosofia, Fernando Paulo realizou o estágio pastoral nas paróquias de Nossa Senhora da Assunção, em Mariana, São José Operário, em Ouro Branco, e São Sebastião, em Itabirito.

Durante a celebração, Dom Airton lembrou que o diácono é o servo mais amado do senhor. “A natureza do diácono é servir, é preciso compreender isso com profundidade, com fé, para deixar que Jesus Cristo chegue aos outros através do ministério que vocês deverão desempenhar, ministério de doação plena, total”, reforçou Dom Airton na homilia, lembrando que essa entrega é um compromisso, não apenas pensamento, e que, por isso, deve ser sem reservas. “Por uma convicção de fé, eu dou a minha vida. Por aquilo que Jesus plantou no meu coração, eu me entrego. É isso que vocês vão fazer hoje”, explicou.

Vivendo o misto de sentimentos inerentes a esta nova fase de sua vida, o diácono Fernando, ressalta o tamanho da responsabilidade confiada a eles pela Igreja. “À partir de agora, o povo nos enxerga como ministros de Deus. Isso ficou muito claro quando as pessoas nos cumprimentaram ao final da celebração, pedindo a bênção. Nesse momento, me dei conta da responsabilidade que eu tinha com o ministério diaconal. Portanto, o diaconato é um ministério que exige uma renovação diária e constante da nossa entrega e fidelidade a Deus e à Igreja”, afirma.

Com os quatro ordenados, o clero da Arquidiocese atinge o número de 227 padres e diáconos, sendo 208 padres diocesanos e religiosos, 15 diáconos permanentes e os 04 transitórios.

Fotos: Mauro Dutra de Faria

Colaboro: Departamento Arquidiocesano de Comunicação

Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook

PUBLICIDADE