Com 105 anos de história, Coral São Sebastião celebra aniversário durante missa em Lafaiete

Dentro das festividades em hora a São Sebastião em Conselheiro Lafaiete um momento especial marcou a celebração eucarística na noite da quarta-feira, 15/01. O Coral e Orquestra São Sebastião, de Conselheiro Lafaiete completou 105 anos de fundação e comemorou a data da forma mais original, ou seja, executando os cânticos litúrgicos da missa e da novena em honra ao padroeiro da comunidade.

Fundado no dia 15 de janeiro de 1915, a iniciativa da criação foi dada por Maria Desmairais Gonçalves (dona Zizinha Gonçalves) e pelo maestro José Alexandre Ramos. Na época, o coral foi denominada como “Coro e Orchestra São Sebastião de Lafayette”. Atualmente, o coral conta com 51 pessoas, entre músicos e cantores, e se destaca por manter viva as tradições musicais em Conselheiro Lafaiete e em cidades vizinhas.  Thiago Pinheiro Magalhães. é o maestro do coral.

O coral participa constantemente das atividades religiosas como a festa do padroeiro São Sebastião, Setenário das Dores, Semana Santa, festa do Carmo, além de outras celebrações. Grandes nomes da música em Conselheiro Lafaiete passaram pelo Coral São Sebastião, que é o coro sacro mais antigo da Arquidiocese de Mariana em atividade ininterrupta.

Thiago Pinheiro Magalhães ao lado do padre Daniel Marcos Lima.

Em seu repertório, o coral toca músicas do século XVIII, XIX e início do século XX. O pároco da igreja de São Sebastião, padre Daniel Marcos Lima destacou a importância da data para não só para os integrantes do coral, mas também para a comunidade. O padre destacou a atual geração do Coral São Sebastião que conta com muitos jovens e integrantes de outras paróquias da cidade.  

Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook