População de bairros da parte baixa de Lafaiete volta a sofrer com a chuva

Moradores de vários pontos em Conselheiro Lafaiete continuam apreensivos com a expectativa de mais chuva nesta sexta-feira, 24/01. Quem mora na parte baixa da cidade às margens do rio Bananeiras voltou sofrer após chuva que caiu durante a madrugada e boa parte da manhã.

O nível do Rio Bananeiras e adjacentes subiu, sendo que em alguns pontos transbordou a calha causando alagamentos de ruas como na localidade de Amaro Ribeiro e BR 040, próximo a entrada da cidade na região da Barreira.

Alagamento na BR-040 na região da Barreira.
O nível do rio Bananeiras subiu.

No bairro Carijós, houve alagamento na rua José Carneiro próximo a sede da Amalpa (Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba). Na rua Paes Pedro, no bairro São Sebastião, a água invadiu casas e moradores monitoram a situação.

Rua José Carneiro, no bairro Carijós.
Água invadiu casa na rua José Carneiro.
Rua Paes Pedro, no bairro São Sebastião.

Na Travessa Rio Branco, no bairro São Sebastião, a água do rio Bananeiras transbordou e invadiu vários pontos comerciais.

No bairro Santa Matilde, a rua Marechal Deodoro em frente a sede do Tiro de Guerra ficou alagada. No bairro Triângulo também houve alagamento no Campo do Vila Nova.

Campo do Vila Nova ficou debaixo da água que transbordou do rio Bananeiras.
Água do rio Bananeiras transbordou no bairro Triângulo.

No bairro Amaro Ribeiro também houve alagamentos. Também houve registro de alagamento na avenida Geraldo Plaza.

Alagamento no bairro Amaro Ribeiro.
Avenida Geraldo Plaza.

Monitoramento

A administração municipal, diante da situação, mobilizou equipe da Defesa Civil, secretários e servidores do setor de obras, Guarda Municipal e departamento de transportes do município que estão em total alerta. Pela manhã a equipe da Defesa Civil do município já vistoriou diversos pontos e atendeu ocorrências de pequenos deslizamentos.

Diante da situação preocupante, toda a equipe da prefeitura está em estado de alerta, caso haja necessidade de alguma intervenção. O nível do rio está sendo monitorado pela Defesa Civil. O prefeito Mário Marcus está acompanhando pessoalmente as ações e orienta a população que esteja próxima a locais e situações de risco que fique atenta e informe imediatamente à Defesa Civil qualquer alteração próxima às suas residências.

A atenção deverá ser redobrada em todos os locais e medidas preventivas estão sendo adotadas para evitar danos. Em caso de necessidade ligue Defesa Civil 3769-2965, Guarda Municipal 3769-3032 ou Ouvidoria Municipal 3769-2585.

Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook