Circuito do Samba e Pagode é a grande novidade do Carnaval de Congonhas

Acaba de ser divulgada a programação do Carnaval de Congonhas 2020 que começa na sexta-feira, 21 de fevereiro, às 19h, com o desfile do Bloco Império da APAE e o Arrastão da Melhor Idade. Em seguida, haverá um grande show com o cantor baiano Alexandre Peixe. Desde o ano passado, Congonhas acompanha a tendência de outras cidades que preparam atrações diurnas, iniciando às 14h e terminando às 0h, para propiciar mais tranquilidade às famílias.

A grande novidade deste ano é o Circuito do Samba e Pagodecriado com objetivo de atrair os foliões para as avenidas JK e Marechal logo no início da tarde. Outra grande atração serão os shows infantis do sábado, domingo e segunda de Carnaval.

No total, haverá 28 shows, sendo 25 apresentações de bandas para adultos e 3 infantis, espalhadas nos palcos Marechal, Quarteirão do Samba e Circuito do Samba e Pagode. Das 28 atrações, 14 são de Congonhas. Não vão faltar também os tradicionais blocos carnavalescos, num total de 13 que arrastam multidões.

A Prefeitura Municipal irá montar um tablado e equipamento de som em cada um dos quatro pontos do Circuito do Samba e Pagode, que terá início às 14h30 de 22 a 25 de fevereiro. Por dia, um grupo levará o melhor do samba e pagode a espaços alternativos. No sábado, a praça Guilherme Santana (perto do Empório da Baviera e do antigo Restaurante do Múcio), na av. Marechal, receberá a Banda Pagode do Queixinho. No domingo, na avenida JK, no trecho entre a esquina da rua da Saudade e esquina da rua Padre Alcides, terá como atração a Banda Junto e Misturado.

A segunda-feira será da Banda Alphalux, no Quarteirão Açominas, e na terça, o Circuito do Samba e Pagode encerrará as atividades, desta vez na praça Ereny de Souza Costa na av. Marechal, nas proximidades do Bar Beira-Rio, com a apresentação do Grupo Nó na Madeira. De sábado a terça, terão início às 16h os shows no Palco Quarteirão do Samba e às 17h no Palco Marechal.

Os shows infantis vão acontecer a partir das 16h30 no Palco Quarteirão do Samba. Além do congonhense Show do Pirulito no sábado, a garotada já pode agendar também o domingo pra curtir Os Baianinhas Ozadas e a segunda-feira para o Grupo Pé de Sonho, destaques da cena musical infantil de Belo Horizonte, que vão se apresentar na praça JK. Já no espírito de antecipar o Carnaval para o dia, o Bloco Banhistas Libertárias, que tem conseguido multiplicar o número de componentes a cada ano, programou sua concentração no sábado para 10h.  

Para criá-lo, seus idealizadores se inspiraram em uma moça que tomava banho no chafariz da praça JK, por isso a concentração acontece exatamente naquele local. Durante o desfile, moradores e comerciantes das avenidas Marechal Floriano Peixoto, JK e rua Pacífico Homem Júnior preparam duchas, até mesmo improvisadas com mangueira ou balde para refrescar os foliões, que se divertem muito e alegram a todos. O Carnafolia 2020 é realizado pela Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Cultura, com apoio da Rádio Educativa FM 97.5, Polícia Militar e demais secretarias.

Confira a programação completa:

Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook