Congonhas inicia envio de resíduos para o Aterro Sanitário em Lafaiete

A Prefeitura de Congonhas encerrou a disposição de resíduos domésticos (lixo) no aterro sanitário municipal localizado no bairro Água Boa, atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores daquela localidade e também dos bairros Jardim Profeta, Santa Mônica e Jardim Bela Vista. Assim, todos os caminhões que fazem a coleta já estão sendo direcionados para o aterro sanitário regional, do Ecotres (Consórcio Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólido), localizado em Conselheiro Lafaiete.

Aterro Sanitário Regional começará a receber resíduos da cidade de Congonhas.

O consórcio é formado ainda pelos municípios de Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco. A nova empresa prestadora de serviços de limpeza urbana em Congonhas é a Sistemma Assessoria e Construções LTDA, que ficará responsável coleta do lixo e o destina ao aterro regional. A Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, também está modernizando a gestão de outros resíduos sólidos municipais, mas uma das principais ações foi justamente encerrar as atividades de disposição de rejeitos no aterro municipal e levar o lixo domiciliar recolhido na cidade para o aterro regional do Ecotres.

Também os sistemas de coleta seletiva e dos resíduos de saúde estão sendo avaliados e passarão por procedimentos de readequação e ajuste, a fim de dar maior eficiência aos serviços, promovendo a gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos. O Aterro Sanitário Municipal passará por obras de encerramento e monitoramento, até sua estabilização. A usina de triagem continuará funcionando no local e será ampliada para receber cerca de 100 toneladas, ou seja, o dobro de sua capacidade atual.

A Secretaria de Meio Ambiente estuda ainda implantar um pátio de compostagem para receber os materiais orgânicos provenientes dos serviços de poda e capina, para aproveitar estes como adubo orgânico. Em breve, novas ações e projetos serão implantados no município, para potencializar a coleta seletiva e reduzir a destinação dos resíduos para o aterro regional. Esta iniciativa produzirá ganho tanto do ponto de vista ambiental, quanto social e econômico para todos os cidadãos de Congonhas.

Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook