Polícia Militar de Meio Ambiente prende oito garimpeiros ilegais em Lafaiete

Na tarde desta terça (04/08), o Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente, durante a operação Ouro Ilícito II, em Gagé, na cidade de Conselheiro Lafaiete, prendeu oito pessoas pela prática de garimpo ilegal e apreendeu equipamentos e ferramentas utilizadas para a atividade ilícita, como dragas, esteiras, bateias e tapetes.  A operação teve como objetivo encerrar um garimpo ilegal de ouro na região, atividade que causa degradação ambiental através de desmate, assoreamento de curso d’água e dragagem de minerais.

Participaram da operação 60 militares da 13ª Companhia de Meio Ambiente, a operação Ouro Ilícito II, seis fiscais da Agência Nacional de Mineração e seis fiscais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Duas guarnições do Tático Móvel do 31º BPM e militares do Serviço de Inteligência daquela Unidade apoiaram as atividades. 

Por contarem com olheiros distribuídos em locais estratégicos, os garimpeiros foram avisados da aproximação dos policiais e conseguiram evadir. Divididos em quatro pontos distintos, os militares realizaram incursão na mata adjacente.

A mata fechada e o terreno acidentado trouxe dificuldade na localização e no rastreamento dos autores em flagrante.

Pelos crimes de usurpação de bens da União, dragagem de material para extração mineral e desmate de vegetação nativa em Área de Preservação Permanente, os autores foram conduzidos em flagrante delito à sede da Polícia Federal em Belo Horizonte.

Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook