Projeto da nova Escola Meridional é apresentado à comunidade em Lafaiete

Os alunos da Escola Meridional de Conselheiro Lafaiete ganharão uma nova estrutura, com maior capacidade, mais moderna, sustentável e com acessibilidade. O projeto da nova escola já foi apresentado para a comunidade escolar, conselho municipal de educação, comissão de pais e professores, além da prefeitura.

A obra terá início em novembro de 2020 e deverá ser entregue em dezembro de 2022. A obra é uma compensação social para proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar aos pais e alunos, além de garantir a retomada da normalidade.

A unidade será construída em um terreno doado pela Vale, fora da área de interferência da operação, no mesmo bairro da antiga estrutura, conforme demanda da comunidade. O projeto amplia a capacidade de atendimento de alunos de 650 crianças para 910. A escola poderá atender do berçário até o nono ano do ensino fundamental.

Com mais de 7 mil m2 de área construída, a escola terá 21 espaços educacionais, biblioteca, área multiuso e dois playgrounds, além de área administrativa e áreas de serviço. O projeto foi feito com base em conceitos de sustentabilidade, desde o método construtivo, com a redução do consumo de água, por exemplo, até a instalação de um sistema de energia solar capaz de suprir praticamente toda a demanda de energia elétrica.

Os alunos da Escola Meridional, na comunidade de Morro da Mina, tiveram as aulas suspensas, preventivamente, em março de 2020, em função da reavaliação técnica da estabilidade de uma pilha de estéril da operação que fica próxima à escola. Para garantir o retorno às aulas sem comprometer a segurança dos alunos e a qualidade do ensino, a Vale entregou uma estrutura de transição nas dependências do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (Unipac).

O espaço foi todo adaptado com a montagem de tendas para refeitório e áreas de recreação, instalação de telas de proteção e aquisição de mobiliário adequado. As aulas estão suspensas no município devido a pandemia do coronavírus e, tão logo recomecem, a empresa providenciará o transporte de alunos e professores até o local.

Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook