Lafaiete proíbe funcionamento de academias, salões de beleza e clubes a partir deste domingo; veja o que mudou

A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete publicou neste sábado, 05/06, novas medidas restritivas para Onda Vermelha do plano Minas Consciente para conter o avanço da Covid-19. O Governo do Estado requalificou os protocolos sanitários aplicáveis a Onda Vermelha nas regiões que estejam classificadas com cenário epidemiológico desfavorável, atualizando o plano Minas Consciente, reclassificando as fases de funcionamento das atividades socioeconômicas nas macrorregiões de saúde.

A Macrorregião Centro-sul foi classificada, no período de 06/06/2021 a 11/06/2021 como Onda Vermelha em situação agravada em razão de cenário epidemiológico e assistencial desfavorável. Com isso, os municípios devem seguir as regras de acordo com a Onda Vermelha, além das medidas mais restritivas, conforme o Ofício Circular SES/MACRO-COVID19 – C. SUL nº. 124/2021, aduzindo que:

  • – Cenário epidemiológico e assistencial desfavorável com piora no desempenho dos indicadores, apresentando o mais alto patamar semanal de casos da doença, situação que favorece maior número de internações e óbitos, trazendo risco para colapso assistencial, considerando que essa situação se aplica a já elevada ocupação de leitos clínicos e UTI Covid do Plano de Contingência Macrorregional, demonstradas pela persistência de lista de espera para leitos de enfermaria e UTI desde abril;

  • -A situação crítica da disponibilidade de medicamentos necessários para indução e manutenção de pacientes intubados em UTI.

  • Portanto, Conselheiro Lafaiete está classificada na Onda Vermelha e submetida às regras e medidas dos protocolos- Minas Consciente (acesse: 
  • https://www.mg.gov.br/sites/default/files/paginas/imagens/minasconsciente/protocolos/minas_consciente_protocolo_v3.7.pdf )

  • Passam a vigorar as seguintes medidas restritivas na onda vermelha:
    – Proibição de eventos, de atrativos culturais e naturais;
  • – Proibição de academias, clubes e salões de beleza;
    – Alimentação em Bares e Restaurantes – limitados até 19h; após este horário, apenas delivery, sem retirada em balcão.

A Administração Municipal, assim que recebeu a decisão, enviou ofício à Macrorregional e ao Comitê Extraordinário, solicitando a reanálise das medidas restritivas para Conselheiro Lafaiete assim como o detalhamento e os dados que levaram a tal decisão sobre os setores que sofreram as medidas restritivas acima descritas, buscando desta maneira prestar os devidos esclarecimentos aos empresários, cidadãos e empresas afetadas.
Link para o novo decreto
Link para o Ofício Circular SES/CMACRO-COVID19-C. SUL nº. 124/2021