O relatório parcial da CPI da Covid foi lido na sessão desta quinta-feira, 16/06, durante sessão na Câmara Municipal. No documento redigido pelo relator da CPI, Fernando Bandeira (DEM) e lido pelo vereador Osvaldo Barbosa (PV) apresentou indícios graves de irregularidades nas ações de combate a pandemia.

A CPI foi instaurada após a dificuldade dos vereadores em obter respostas aos questionamentos enviados à Prefeitura Municipal pelos vereadores. Foram mais de 30 dias de trabalho com depoimentos e análise de mais de 6 mil documentos. O relatório parcial com mais de 30 páginas aponta que Hospital de Campanha nunca a quantidade mínima de bombas de infusão, conforme preconizado para tratar dos pacientes nos leitos de UTI, na sala vermelha e nos leitos clínicos e que precisam de medicamento com maior intensidade e dosagens específicas. Na Policlínica Municipal também não teria a quantidade mínima de bombas de infusão para o tratamento adequado dos pacientes nas salas vermelhas ou leitos clínicos.

De acordo com o relatório, seria necessário de 65 destes equipamentos, mas possui apenas 43. No Hospital de Campanha seria necessário possuir 54 bombas de infusão, mas possui 26. Até a presente data não há empresa contratada para fornecer bombas de infusão ao município em caso de urgência, embora foi informado que seria feita a licitação. Os membros da CPI querem entender como o município conseguiu credenciar os leitos no SUS (Sistema Único de Saúde) sem os equipamentos necessários para viabilidade técnica.
A CPI identificou ainda a suspeita de irregularidades com relação a falta de medicamentos para sedação e analgesia. Com isso, foi parte da equipe do Hospital de Campanha cogitou o bloqueio de leitos de UTI, mas isso não ocorreu. De acordo com o depoimento de uma servidora, o hospital teria solicitado a familiares de pacientes internados a compra de medicamentos
Ainda de acordo com o relatório, o município teria iniciado o atendimento no Hospital de Campanha não havia disponibilizado a quantidade de leitos que solicitou para credenciamento junto à Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde. O município afirmava que tinha 10 leitos de UTI e 40 leitos clínicos no Hospital de Campanha, inclusive conseguiu o credenciamento do hospital junto aos órgãos de saúde responsáveis apresentando tal afirmativa. Contudo, as servidoras responsáveis pelo Hospital de Campanha afirmam fatos contraditórios.
Cópias do relatório parcial da CPI será encaminhado ao Ministério Público e vários órgãos para que tomem conhecimento do que foi apurado. Fazem parte da CPI da Covid os seguintes vereadores:
Presidente da Comissão: André Luís de Menezes.
Vice-presidente: Angelino Cláudio Pimenta Neto.
Relator: r Washington Fernando Bandeira.
Membros: Renato Gonzaga de Melo e Eustáquio Cândido da Silva
Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook