Imunização contra Covid-19 tem alto percentual de cobertura em Congonhas

Continua após a publicidade..

A população de Congonhas segue recebendo as doses da vacina contra a Covid-19. Todo processo é orientado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) que indica quais grupos devem ser vacinados e que direciona a quantidade de doses para cada público-alvo.

Desde o início da campanha de imunização em janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 32 remessas do Governo Federal totalizando 40.739 doses de vacinas. Deste total, 26.156 doses serviram para a aplicação da 1ª dose do imunizante. Outras 8.972 doses foram utilizadas para a aplicação da 2ª dose. O município também recebeu e aplicou 1257 doses da vacina da Janssen de dose única.

Continua após a publicidade..

O total é de 36.385 doses aplicadas na cidade de acordo com os dados que constam no sistema do Ministério da Saúde. O total aplicado é ainda mais alto tendo em vista um atraso no processamento de dados no Sistema do Ministério da Saúde.

A cobertura da vacinação em Congonhas é alta e o alcance percentual do público-alvo chega a mais de 90% na maioria dos grupos. Tal eficiência se dá pela organização e dedicação dos profissionais que respondem pelo setor de Saúde por meio dos programas de Atenção Básica, Saúde da Família, além do trabalho das equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Estes profissionais identificam as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, realizam a divulgação, em parceria com a Diretoria de Comunicação e, quando necessário, os agentes realizam busca ativa vacinal e programam a vacinação domiciliar.

De acordo com Juscelino Ribas, responsável técnico do setor de Imunização de Congonhas, na faixa etária de 55 a 59 anos, por exemplo, a taxa de imunização com a 1ª dose e/ou dose única é de quase 95% de alcance. “A vacinação deve ser realizada de maneira responsável para garantir que, ao final, toda a população, ou grande parte dela, esteja imunizada e haja o mínimo de repescagem, garantindo a segurança vacinal de toda comunidade”, enfatiza.

Outra estratégia que contribuiu muito para facilitar o acesso dos congonhenses à imunização foi à disponibilização das vacinas contra o coronavírus nas UBS’s, que estão mais próximas às residências de cada cidadão. Outra praticidade oferecida à população foi a organização da vacinação em alguns setores públicos e privados, como no caso dos profissionais da limpeza e coletores de resíduos sólidos urbanos (garis) que foram vacinados na sede da empresa prestadora de serviços no dia 12 de julho.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, Congonhas possui uma população flutuante que soma mais de 12 mil indivíduos. Geralmente, são pessoas que trabalham na indústria e isto se deve ao grande desenvolvimento econômico local. Porém, a maior parte deste público também é vacinada no município, aumentando o alcance da cobertura vacinal e aliviando o trabalho em várias cidades do entorno.

Imunidade coletiva

Imunidade coletiva é uma definição do setor de saúde para explicar que um determinado grupo de pessoas está imune contra uma infecção e dificulta a transmissão de um vírus, por exemplo, por causa da resistência dos indivíduos ao agente infeccioso.

No caso da Covid-19, modelos matemáticos sugerem que somente quando 70% dos indivíduos de uma comunidade desenvolvem anticorpos é que acontece a imunidade coletiva. Para combater o novo coronavírus e garantir altas taxas de imunização, o Plano Nacional de Imunização (PNI) recomenda uma cobertura vacinal acima de 90%.

Municípios que não atingirem esta meta terão que fazer outros chamamentos (repescagem), o que pode atrasar o final da campanha, além de manter a alta circulação do coronavírus. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde de Congonhas é chegar à homogeneidade de cobertura vacinal em todos os públicos imunizados (pessoas acima de 18 anos).

Ainda de acordo com as normas do Ministério da Saúde, mesmo com todos os esforços das autoridades sanitárias, aqueles que porventura não quiserem se vacinar, terão que assinar um termo substanciado de responsabilidade. Confira os dados do vacinômetro semanalmente atualizados no site e nas redes sociais da Prefeitura de Congonhas.

Por Daniel Palazzi – Dicom Prefeitura de Congonhas

Foto: Reinaldo Silva

PUBLICIDADE