Evento mostra como Lafaiete, Ouro Preto e Santa Bárbara estão construindo cidades mais inteligentes

As Prefeituras da região central de Minas Gerais estão investindo em tecnologia visando tornar os serviços públicos mais eficientes e próximos do cidadão, diante da pandemia que vem acelerando a transformação digital das administrações municipais. Foi o que destacaram prefeitos e gestores que participaram na manhã da terça-feira (30/11) do Webinar das Cidades Digitais da Região de Ouro Preto para compartilhar as inovações implantadas nas localidades.

Representantes de quase 60 municípios acompanharam o evento promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) e apresentado pela jornalista Valdireni Alves, e que trouxe as ações de modernização das Prefeituras de Conselheiro Lafaiete, Ouro Preto e Santa Bárbara, soluções e as políticas públicas disponíveis no Ministério da Economia que podem auxiliar os municípios desse processo para tornar as cidades mais conectadas e inteligentes. “Não dá mais para se administrar sem o uso da tecnologia. Por isso este evento para compartilhar informações e conhecimentos que possam auxiliar os municípios neste momento”, resume o diretor da RCD, José Marinho.

Para o gerente da Rede Gov.br na Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Economia, Régis Oliveira,, a transformação digital passa pela aplicação de tecnologia aliada à mudança de comportamento, tornando a máquina pública mais confiável e aberta, integrando dados e aplicando inteligência nos serviços prestados. “É uma oportunidade para que o Estado possa ser mais eficiente e o cidadão enxergar o estado como um ente que de fato agrega valor no seu dia e a um custo menor”, argumenta.

Oliveira explica que ferramentas como login único e prova de vida digital estão disponíveis, além da oferta de programas de capacitação em conjunto com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e apoio técnico através da Rede Gov.Br. “A adesão é um processo bastante simples, basta a assinatura de um termo de adesão por meio do prefeito”, explica, destacando que prefeituras mineiras como Ouro Preto, Divinópolis, Nova Lima e a capital Belo Horizonte integram a Rede Gov.Br.

Casos de sucesso – O prefeito de Santa Bárbara, Alcemir Moreira, destaca a criação do Plano Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e implantação de aplicativos para facilitar o acesso da população aos serviços públicos e a adoção de câmeras de monitoramento através o projeto Olho Vivo. “O que garantiu mais segurança, principalmente, no centro na cidade diminuindo em 99% as ocorrências”, enalteceu o prefeito.

Outro município mineiro que vem investindo na modernização das secretarias é Conselheiro Lafaiete. Conforme ressaltou o prefeito Mário Marcus, no município de 130 mil habitantes está em fase de implantação o georreferenciamento e a revisão das legislações municipais. “Precisamos buscar eficiência. Estamos criando os meios necessários para termos uma cidade inteligente, onde nós queremos que a população participe”, comentou o prefeito.

Inovação – Ouro Preto trabalha para implantar o seu primeiro hub de inovação visando diversificar a economia local e geração de emprego e renda, segundo o secretário de Governo da Prefeitura, Felipe Guerra. Atualmente, destaca o secretário, apesar da mineração ainda representar 70% da arrecadação de impostos, o Turismo e o setor de serviços são que mais empregam na cidade, seguido das empresas de tecnologia. “A gente aproveitando todo esse ambiente de negócios que nós temos, a proximidade com a capital, a universidade federal, o IFMG em Ouro Preto, e todas as empresas de mineração que estão presentes aqui, que precisam de tecnologia e inovação, nos permite a criação desse hub e avançarmos depois para criação de um parque tecnológico”

O Webinar das Cidades Digitais da Região de Ouro Preto teve a parceria da S. Clara Comunicação, Banco de Preços, Sonner, 1Doc e Valid, e o apoio da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Piranga (AMAP).

Confira o evento na íntegra: