A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete informou nesta sexta-feira, 28/01 que estão mantidas as medidas restritivas adotadas para conter o avanço da Covid-19. De acordo com a administração municipal, fica mantida a proibição de realização de eventos, festas, shows, espetáculos e similares até a data de 31/01/2022, conforme os termos do Decreto 291, de 21 de janeiro de 2022 de acordo com a deliberação do Comitê Extraordinário Municipal Covid-19.

Apesar do município continuar na Onda Verde do plano Minas Consciente, as medias foram necessárias devido ao crescimento da transmissão da Covid-19. Só no mês de janeiro, Conselheiro Lafaiete registrou 2.646 casos da doença.
De acordo com o documento, a cidade continua na Onda Verde, mas fica proibida em todo o território do município de Conselheiro Lafaiete, a realização de eventos, festas, shows e espetáculos e similares, com ou sem comercialização de ingressos, em ambientes públicos ou privados, a exemplo de praças, sítios, boates, bares e restaurantes ou similares, independentemente do número de participantes, com a finalidade de evitar aglomeração de pessoas e impedir a disseminação da Covid-19.
A realização das celebrações religiosas em igrejas e templos estão permitidas, mas deverão seguir o protocolo sanitário. Também está autorizada a prática de esportes em geral desde que sem a presença de público. Os estabelecimentos com atendimento ao público serão obrigados a organizar o atendimento interno de seus estabelecimentos e garantir que seus clientes observem a distância mínima de segurança entre si, especialmente nas filas externas e internas que porventura se formem, impedindo a formação de aglomeração de pessoas, observadas as regras de distanciamento previsto no protocolo do Minas Consciente, estabelecidos pelo Governo de Minas Gerais.