O primeiro turno das eleições acontece neste domingo, 02/10, quando a população brasileira votará para deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente da república. Em Minas Gerais, este ano serão mais de 16 milhões de eleitoras e eleitores.
Em Conselheiro Lafaiete, são 97.282 eleitores, de acordo com o Cartório eleitoral. Confira abaixo tudo o que você precisa saber para votar com tranquilidade.
Sobre o voto
O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.
Horário
A votação acontece das 8h às 17h, seguindo o horário de Brasília. Como o horário de votação será unificado em todo o país, em alguns estados há horários específicos.
Documentos
Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Confira os documentos que são aceitos: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto.
Também é possível votar com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral, caso a sua foto já apareça por lá. Mas, atenção: você precisa instalar e configurar o aplicativo ainda neste sábado. No domingo, só vai conseguir usar o e-Título quem já tem o app configurado.
Ordem da votação
Este ano, você vai votar nos seguintes cargos e nesta ordem: deputado federal (com quatro dígitos); deputado estadual (com cinco dígitos); senador (com três dígitos); governador (com dois dígitos); e, por último, presidente da República (com dois dígitos).
Aqui, vale desmentir uma fake news: caso queira, você pode escolher votar apenas para presidente. O voto não é invalidado se o eleitor votar para um só cargo e optar por anular ou votar em branco nos demais.
Para não se confundir nem esquecer nada, anote os números dos seus candidatos em um papel e leve com você. Clique aqui e veja a relação das seções eleitorais em Conselheiro Lafaiete.
*Notícia adaptada do site do TSE.