Em São João del-Rei na sexta-feira, 16/12, por volta de 15h20, a Polícia Militar foi acionada para comparecer em uma rua do bairro Colônia do Marçal. No local, a polícia se deparou na residência de uma senhora de 66 anos com um homem de 36 anos que se dizia estar a serviço da Caixa Econômica Federal.
Segundo a vítima, a idosa, o homem lhe disse que estava ali para buscar todos os cartões com as senhas e que repassaria novos cartões a ela. Ainda segundo a vítima, ela disse que por volta de meio dia, recebeu a ligação de uma mulher que dizia ser gerente da Caixa Econômica Federal de Barbacena e que havia no sistema alguns saques e compras no cartão da idosa.
A suposta gerente disse para não pagar essa dívida, a vítima deveria escrever uma carta, contendo os dados de todos os seus cartões com as respectivas senhas e entregar à um rapaz que iria até a sua residência buscar. A idosa relatou que assim que encerrou a ligação, um rapaz chegou em sua residência e disse que era funcionário do banco e que estava a mando da gerente para buscar a carta com os cartões e senhas conforme explicado na ligação e que depois de alguns dias a idosa receberia novos cartões e em seguida deixou o local.
Pouco depois, recebeu nova ligação da mesma mulher, informando que estava faltando o cartão do Magazine Luíza com a senha e disse que mandaria o rapaz retornar para pegar esse cartão foi quando a vítima ligou para o 190 e repassou a situação ao atendente. Policiais militares no local deram voz de prisão em flagrante delito ao suspeito no momento em que retornou para pegar o cartão e o conduziram até a delegacia de polícia. Em contato com a gerência da agência da Caixa Econômica Federal de São João Del Rei foi confirmado que foram feitas várias movimentações na conta da vítima, sendo elas: dois saques no valor de R$1.000,00 cada e seis compras nos horários compreendidos entre 14h05 a 14h11, que somadas chegam ao valor de R$ 1.840,00. A ocorrência foi encerrada na Delegacia de Plantão de São João del-Rei.