A Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão, realizou na manhã da segunda-feira (19/12) a assinatura das ordens de serviços da restauração de imagens e peças sacras (imaginárias) e serviço de desinfecção das 64 esculturas das seis capelas (Anóxia). A assinatura das ordens de serviços Imaginárias e Anóxia tem como objetivo a restauração e desinfeccção das imagens e peças sacras.
No procedimento Imaginárias será realizada a restauração de imagens e peças sacras pertencentes ao acervo da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e igreja Nossa Senhora do Rosário. Já no procedimento Anóxia o serviço será de desinfecção das 64 esculturas que compõem as 6 capelas do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Durante todo o procedimento, das duas ordens de serviço, a população, turistas, estudantes poderão acompanhar como forma de educação patrimonial do processo de restauro.
O Prefeito de Congonhas, Cláudio Antônio de Souza, falou sobre a importância de preservar o Patrimônio Histórico e a cultura da cidade. “Sabemos que o nosso Patrimônio Histórico faz parte da identidade da nossa sociedade, as esculturas, imagens e peças sacras de cada local, seja nas Capelas ou nas Igrejas, são obras que devem ser preservadas e restauradas para que a história possa ser passada para outras gerações. Essas ordens de serviço assinadas hoje é para que a história possa ser retratada e visitada por fiéis, turistas e moradores locais. É muito importante preservar cada imagem com o melhor procedimento apresentado”, afirma.
Todos os dois processos terão início em Janeiro de 2023 e serão acompanhados pela Diretoria de Patrimônio Histórico da Cidade.