Estrutura do Aeroporto Carlos Prates poderá ser destinada para aeródromo Bandeirinhas em Lafaiete

Continua após a publicidade..

Uma importante reunião realizada na terça-feira, 21/03, em Brasília teve como pauta o Aeroporto Bandeirinhas de Conselheiro Lafaiete. Encontro com ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França foi liderado pelo deputado federal, Samuel Viana (PL) juntamente com uma comitiva d Conselheiro Lafaiete.

Reunião em Brasília teve como pauta o Aeroporto Bandeirinhas.

Durante a reunião, Samuel Viana sugeriu ao ministro que seja deslocado para Conselheiro Lafaiete a estrutura do Aeroporto Carlos Prates em Belo Horizonte que será desativado a partir do dia 1º de abril. O ministro Márcio França considerou como alternativa a destinação da estrutura do Aeroporto Carlos Prates para o aeródromo Bandeirinhas e ampliada e servir de ponto de apoio turístico na região.

Continua após a publicidade..
Aeroporto Bandeirinhas em Conselheiro Lafaiete.

O deputado Samuel Viana reforçou que o Aeroporto Bandeirinhas está próximo de Belo Horizonte. Segundo ele, o aeroporto poderá ser um polo para combater incêndios com uso de aeronaves e receber um centro tecnológico e citou o hangar da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que está instalado no local.Também participaram da reunião, o empresário Kennedy Neiva e o secretário municipal de Planejamento, Daniel Coelho.

Interditado desde 2021, o Aeroporto Bandeirinhas está prestes a passar por investimentos para voltar a funcionar. Em recente participação na reunião da Amalpa (Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba) em Ouro Branco, o senador Carlos Viana e o deputado Federal, Samuel Viana anunciaram apoio a diversas ações voltadas ao desenvolvimento regional, tendo como ênfase o Aeroporto das Bandeirinhas.

Uma verba no valor de R$ 1.600.000,00 (um milhão e seiscentos mil) já está na conta do município e será utilizado para obras cumprindo as novas determinações da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) com padrão para aeroporto regional.

Fim do Aeroporto Carlos Prates

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) enviou um ofício na segunda-feira, 20/03, aos concessionários do Aeroporto Carlos Prates em Belo Horizonte determinando que desmobilizem seus bens, mobiliários, equipamentos e recursos humanos até o dia 31 de março para desativação do aeródromo no dia 1º de abri.

Também foi comunicado pela Infraero a necessidade de cancelar os serviços de telefonia, internet, água e energia até o dia 31 de março. A desativação do Aeroporto Carlos Prates já estava prevista por meio de portaria publicada em 2022. Porém, a decisão foi confirmada após uma aeronave de peno porte cair sobre duas casas no bairro Jardim Montanhês na Região Noroeste da capital. O avião caiu após tentar pousar no aeroporto. O acidente causou a morte do piloto e a filha dele foi resgatada ferida gravemente.

PUBLICIDADE