Artistas serão homenageados com a comenda Wilma Henriques nesta quarta em Lafaiete

Continua após a publicidade..

Será entregue na noite desta quarta-feira, 12/07, em Conselheiro Lafaiete, a comenda Wilma Henriques que vai homenagear os artistas da cidade. A sessão solene está marcada para às 19h45, na Câmara Municipal.

Atriz Wilma Henriques dará nome a comenda que será entregue nesta quarta. Foto: Teatro Feluma/ Divulgação

O vereador Professor Oswaldo Barbosa propôs a criação da comenda Wilma Henriques no intuito de homenagear pessoas da classe artística ou que atuam na área em Conselheiro Lafaiete ou que fazem sucesso na cidade. Cada vereador indicou um artista por ano para ser homenageado. 

Continua após a publicidade..
Vereador Professor Oswaldo é o autor da comenda Wilma Henriques.

A escolha do nome de Wilma Henriques se deve à artista nascida em Conselheiro Lafaiete falecida em 20 de abril de 2021. O secretário municipal de Cultura, Geraldo Lafayette lembrou que Wilma Henriques que faleceu em 2021, levou o nome da cidade para o cinema, teatro e televisão sendo reconhecida nacionalmente como a “primeira dama do teatro mineiro”.

O vereador explicou ao criar esta honraria é também uma grande homenagem ao FACE (Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete), à Casa do Teatro e ao Teatro Mineiro como um todo. “Em especial, neste ano da vigésima edição do FACE é motivo de muito orgulho para nós lafaietenses termos um festival de renome e que eleva o nome da cidade. Agradeço ao Geraldo Lafayette, secretário de Cultura pelo apoio na criação desta homenagem”, disse o Professor Oswaldo.

Sobre Wilma Henriques, o secretário de Cultura, Geraldo Lafayette pontuou que em vida a atriz quase não recebeu homenagem, mas agora a cidade escreve o nome da atriz na história da arte lafaietense. “Acredito que cada artista que receber esta comenda vai levar para sua história e para sua carreira o nome de uma grande artista que lutou pelo teatro e pelos artistas. Para quem não sabe, Wilma Henriques é a criadora do Sindicato dos Artistas de Minas Gerais”, destacou o secretário.

PUBLICIDADE