Com a chegada da temporada de chuvas e o aumento da incidência de mosquitos transmissores, a Prefeitura de Congonhas intensifica suas ações de combate à dengue. Por meio de uma abordagem abrangente e proativa, o Governo Municipal está empenhado em proteger a saúde da população e prevenir a propagação da doença na comunidade.
A Prefeitura promove campanhas educativas em escolas, locais de trabalho e meios de comunicação, destacando a importância da eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e as medidas de prevenção.
Vistoria
Equipes especializadas realizam vistorias em áreas de maior risco e identificam e eliminam possíveis criadouros do mosquito, como recipientes, pneus e vasos de plantas. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância do trabalho de combate à dengue e solicita para que os moradores recebam os agentes de saúde em suas residências. De acordo com dados da pasta, 54% das larvas dos mosquitos se encontram dentro dos quintais das residências devido aos criadouros que acumulam água e favorecem a proliferação da Dengue, Zika e Chikungunya.
A Prefeitura também conta com profissionais que agem em pontos estratégicos da cidade como lanternagens, borracharias, lava-jatos, ferros-velhos, oficinas mecânicas e cemitérios. Além disso, são feitos mutirões de limpeza em bairros, praças públicas e lotes.
Conscientização com a comunidade
Por meio das associações de bairros de Congonhas é feito um engajamento com toda a população para incentivar a realização de vistorias periódicas em suas residências, descartar corretamente recipientes que possam acumular água e colaborar com as ações de controle do vetor.
A SMS também reforça a necessidade de os moradores depositarem os lixos nas lixeiras e somente no dia em que é feita a coleta dos resíduos. A limpeza dos quintais e lotes são essenciais para evitar a dengue.
Atendimento e Assistência médica
Postos de saúde e a Unidade de Pronto – Atendimento (UPA) estão preparados para oferecer atendimento especializado a pacientes com suspeita de dengue, garantindo diagnóstico precoce e tratamento adequado.
Além disso, quando há casos suspeitos notificados, a Secretaria de Saúde faz o trabalho imediato de aplicação de UBV (Fumacê) no raio identificado.