O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Conselheiro Lafaiete, participou do lançamento no município da ferramenta Chame a Frida, atendente virtual de atenção às vítimas de crimes no ambiente doméstico e familiar implementada pela Polícia Civil de Minas Gerais. O promotor de Justiça Mateus Beghini esteve presente à solenidade.
A ferramenta consiste em um chatbot, que utiliza o aplicativo whatsapp, para atender de forma imediata às solicitações de vítimas de violência por meio de mensagens pré-programadas. Na prática, a mulher inicia uma conversa e, de forma automática, são realizados o acolhimento e o esclarecimento das principais dúvidas. A atendente virtual Frida ainda pode fazer uma avaliação preliminar do risco, direcionar ou acionar a polícia, além de apresentar serviços disponíveis.
As vítimas de violência doméstica podem acessar o serviço em Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande e Santana dos Montes pelo whatsapp, pelo número (31) 98489-2819.