O jornalista e apresentador Cid Moreira que morreu nesta quinta-feira, 3/10, foi lembrando pelo cineasta lafaietense Diego Alexandre. Cid Moreira foi quem narrou o documentário sobre o centenário de Conselheiro Lafaiete em 1966.

“Ontem perdemos a maior voz da televisão brasileira: Cid Moreira faleceu aos 97 anos. Em homenagem a esse ícone do jornalismo, divulgamos um pequeno trecho de um cinejornal realizado em 1966 sobre o centenário de Conselheiro Lafaiete, narrado com a voz marcante de Cid Moreira”, disse o cineasta em sua rede social.

Acredita-se que o filme tenha sido encomendados pelo monsenhor José Sebastião Moreira (1905-1985), importante personalidade que, dentre várias realizações, compôs o hino de Conselheiro Lafaiete. O registro extremamente raro foi recuperado recentemente pela produtora Amuleto Filmes, do cineasta Diego Alexandre com o apoio da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e da Secretaria Municipal de Cultura de Conselheiro Lafaiete, através do então secretário Geraldo Lafayette que faleceu em junho deste ano.
A restauração em 4K foi feita em parceria com a Mapa Filmes e a Link Digital, no Rio de Janeiro. Segundo Diego, em breve os três cinejornais digitalizados serão exibidos para a população da cidade numa sessão muito especial.
Cid Moreira
Ex-âncora do Jornal Nacional, Cid Moreira apresentou o telejornal por 26 anos, desde a estreia em 1969. Ele estava internado em um hospital em Petrópolis, no Rio de Janeiro, onde tratava uma pneumonia.
Confira um trecho do documentário sobre Conselheiro Lafaiete na voz de Cid Moreira: