Sindicato convoca servidores da Prefeitura de Lafaiete para manifestação

Continua após a publicidade..

O Sindicato dos Servidores Públicos de Conselheiro Lafaiete (Sinserlaf) realizará uma manifestação na próxima segunda-feira, 1º/6. Esse é o primeiro movimento grevista enfrentado pela atual administração.

De acordo com o Sinserlaf, a manifestação terá início às 8h com concentração na praça Nossa Senhora do Carmo, próximo à santinha. Também está prevista uma passeata dos manifestantes. Após impasse nas negociações da campanha salarial de 2026 com a Prefeitura, na sexta-feira, 29/5, foi adotada a “Operação Tartaruga” com a redução parcial das atividades dos servidores, sem paralisação total dos serviços públicos.

Continua após a publicidade..

O principal pedido apresentado pelo Sinserlaf é o reajuste salarial de 30% que não foi atendido pela atual administração. Em comunicado, a administração municipal informou que segue em diálogo com o sindicato nas negociações da campanha salarial de 2026. Segundo a Prefeitura, a categoria também reivindica, melhorias estruturais nos prédios públicos das áreas da saúde e educação, criação de comissões voltadas ao combate de doenças laborais e ao enfrentamento de qualquer forma de assédio, além do reconhecimento da insalubridade para as cantineiras.

Segundo a administração municipal, o reajuste salarial seguirá os critérios previstos na Lei Orgânica do Município, com correção baseada nos índices oficiais de inflação. Ainda durante as tratativas, a Prefeitura informou ter acolhido parte das pautas apresentadas pelo sindicato.

Entre os pontos aceitos estão a implantação do adicional de insalubridade para as cantineiras e a criação de comissões destinadas ao acompanhamento de questões relacionadas à saúde do trabalhador e à prevenção de assédio no ambiente de trabalho.

A administração municipal também anunciou a proposta de aumento no valor do vale-alimentação, que deverá ultrapassar R$ 920. Conforme informado pelo governo municipal, as medidas foram apresentadas como forma de ampliar os benefícios concedidos aos servidores e avançar em pautas consideradas importantes para a categoria.

PUBLICIDADE