Comércio de Lafaiete e região permanecerá fechado mais uma semana

O comércio de Conselheiro Lafaiete vai permanecer fechado. Com a aproximação do pico da pandemia do coronavírus em Minas Gerais, previsto para o dia 15/07, o Comitê Estadual Extraordinário Covid-19 decidiu, durante reunião nesta quarta-feira (1º/07), manter quase todas as regiões do Estado na Onda Verde, de acordo com o plano Minas Consciente, criado pelo Governo de Minas para promover a retomada econômica gradual e coordenada nas cidades mineiras.

Papelarias, salões de beleza, lojas de roupas, entre outros estabelecimentos, deverão permanecer fechados temporariamente para assegurar a saúde da população. A decisão vale por pelo menos mais uma semana.

Contribuição de todos

O governador Romeu Zema destacou que este é o momento mais crítico da pandemia em Minas Gerais e é fundamental a contribuição de todos os mineiros para minimizar os impactos provocados pela doença. “O pico da pandemia vai ser, de acordo com estudos feitos por estatísticos e epidemiologistas, no dia 15 de julho. Então, este será o mês em que atingiremos o ápice na curva de casos e, infelizmente, de óbitos e internações. Eu peço a todos os mineiros que tenham cuidado, que façam tudo que estiver ao seu alcance, no sentido do distanciamento, uso de máscaras e das medidas de higiene. Aqueles que puderem se manter isolados, façam isso. Esse é o momento mais crítico e sensível da pandemia”, afirmou.

Segundo o Governo do Estado, as macrorregiões de Saúde Centro-Sul, Centro, Noroeste, Nordeste, Jequitinhonha, Leste, Vale do Aço, Sudeste, Oeste, Triângulo do Sul e Triângulo do Norte não apresentaram índices favoráveis para a retomada de novos setores econômicos. É importante lembrar que Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Ouro Branco e cidades do Vale do Piranga estão na Macrorregião Centro-Sul.

A relação entre o número de leitos e a incidência de novos casos, além do tempo médio para internação após solicitação, não permitem uma folga confiável se a demanda crescer em decorrência da reabertura de novos estabelecimentos.

A orientação é que os municípios dessas regiões continuem seguindo os protocolos previstos na Onda Verde, para preservar a saúde da população e a capacidade de atendimento do sistema de saúde local.

Saiba o que poderá funcionar em sua cidade clicando aqui.

Fonte: Agência Minas

Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook