A dramaturgia “Ateliê dos Profetas” de Joseane Nogueira Luiz foi premiada e será encenada pelos atores da Cia Lamparina para exibição na II Mostra Teatro Popular em Minas, evento online organizado pela Cia Lamparina, de Ouro Preto. Este é mais um grande incentivo à cultura em Minas Gerais! A II Mostra Teatro Popular em Minas exibirá cenas e dramaturgias de artistas contemplados em todo o estado com o objetivo de fomentar a produção teatral.

A Mostra será realizada através de live no período de 4 a 12 de dezembro. A dramaturgia de Joseane Nogueira dividirá palco com apresentações de todas as mesorregiões de Minas Gerais, contemplando cidades como Ipatinga, Taiobeiras, Andradas, Juiz de Fora, Araxá, Santa Bárbara, Belo Horizonte e Nova Lima. Ou seja, Joseane Nogueira e sua dramaturgia “Ateliê dos Profetas” representarão Conselheiro Lafaiete neste conceituado projeto. “Foram vários os trabalhos que recebemos nessa difícil tarefa de avaliar. E embora o tema tenha sido livre, demos preferência àqueles que falaram sobre Minas Gerais. E é com satisfação que a Mostra vem proporcionar, ainda que virtualmente, a experiência de poder reunir trabalhos de artistas mineiros”, escreveu Bruno Regenthal, coordenador da Cia Lamparina.
A II Mostra Teatro Popular em Minas está sendo realizada com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc, que prevê auxílio financeiro para o setor cultural em tempos de pandemia. Uma das novidades desta edição é que, justamente por ser online, as pessoas terão a possibilidade de interagir durante a live, deixando comentários e perguntas. A Cia Lamparina é especializada em Teatro de Animação com quase uma década de vida, atuando, principalmente, com pesquisas nas áreas de história e patrimônio.

Suas atividades buscam a formação de público no teatro popular. A transmissão da Mostra será dada pelo canal da Cia Lamparina no YouTube, para se inscrever acesse www.cialamparina.com.br para saber mais.
Ateliê dos Profetas
Este será mais um dia normal de trabalho no ateliê do escultor Aleijadinho, até que, suas obras ganham vida e começam a se comunicar com ele. Dois profetas, Habacuque e Daniel trazem nesta cena, trechos de suas escrituras e junto com o autor tentam compreender como será para as gerações futuras ter na cidade de Congonhas essas obras, fruto de tanto trabalho!