Operação Lost mira tráfico e lavagem de dinheiro em Lafaiete

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, na madrugada desta sexta-feira (5/7), a operação Lost, durante a qual foram cumpridos 52 mandados de busca e apreensão nas cidades de Conselheiro Lafaiete, Barbacena, Ouro Branco, Piranga e Três Marias. A ação é resultado de investigação iniciada há sete meses por equipes da PCMG em Conselheiro Lafaiete.

Continua após a publicidade..
Foto: Polícia Civil

Com base nas informações apuradas, foi possível identificar o líder de um grupo criminoso atuante no tráfico de drogas e desvendar uma cadeia de lavagem de dinheiro na cidade de Conselheiro Lafaiete, com desdobramentos em outras cidades mineiras.

Foto: Polícia Civil

Apreensões e bloqueios

Durante a operação foram apreendidos cinco veículos, arma de fogo e munições, aproximadamente R$ 16 mil em dinheiro, celulares, computadores, documentos, extratos bancários e outros elementos relacionados aos crimes investigados. Em razão das investigações, também foi realizado o bloqueio judicial de contas bancárias de 30 pessoas (físicas e jurídicas), bem como o de dois imóveis, sendo um urbano e um rural, ambos pertencentes ao principal alvo da operação.

Continua após a publicidade..

Os imóveis estavam registrados em nome de “laranjas”, na tentativa de dificultar o trabalho policial. Valores ocultados. Segundo a delegada Fabiana Leijôto, que participou das investigações, os lucros obtidos com o tráfico de drogas eram ocultados pelos investigados em contas e bens em nomes de terceiros, também envolvidos no esquema criminoso.

A delegada destacou ainda que diversos alvos possuem passagens por tráfico de drogas e outros crimes. No curso das apurações, foi constatada uma movimentação de aproximadamente R$ 9 milhões por parte dos suspeitos. A PCMG identificou ainda a origem de valores utilizados para adquirir bens diversos, tendo chamado a atenção da polícia o fato de os pagamentos serem feitos por meio de várias contas bancárias, que tiveram o bloqueio decretado pela Justiça.

O delegado regional em Conselheiro Lafaiete, Maurício Carrapatoso, ressaltou que “as investigações, ainda em curso, reforçam o compromisso da Polícia Civil de Minas Gerais no combate ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro, buscando sempre trazer segurança e tranquilidade para a sociedade.

Fonte: Polícia Civil

PUBLICIDADE