Na manhã desta quinta-feira, 26/9, foi desencadeada em Congonhas a operação “Prophetarum Custodes”, ação coordenada entre as Polícias Militar que ocorreu em cinco áreas da cidade. O objetivo principal foi combater de forma eficaz o tráfico de drogas, a posse ilegal de armas de fogo e assim, prevenir possíveis homicídios na região.
“Esta operação surgiu como uma extensão direta das ações conjuntas das Polícias Civil e Militar ao longo de 2024, que resultaram em uma redução significativa dos índices de crimes violentos no primeiro semestre desse ano”, explica o delegado de polícia responsável pela operação, Itamar Neto.
A investigadora de polícia, Amanda Dikita, enfatizou que essa ação vai dar continuidade a trajetória de diminuição dos índices de crimes que assolam a cidade de Congonhas. Participaram da ação 120 policiais, 45 viaturas e um helicóptero. Ao todo foram cumpridos um mandado de prisão e 26 mandados de busca e apreensão, sendo que em praticamente em todos os locais foram encontrados objetos relacionados ao crime de tráfico de entorpecentes.
Foram apreendidos uma arma de fogo, uma moto furtada, 13 pés de maconha, 8 barras de maconha e duas de cocaína. Também foram apreendidas, diversas buchas e tabletes de maconha e haxixe, além de material para dolagem, balança de precisão e duas máquinas de caça níquel. Além do mandado de prisão cumprido, três outras pessoas foram presas em flagrante.
Em um dos alvos, a droga estava enterrada em vários pontos no meio de um curral de cavalos. “Tivemos um grande êxito na operação e esse combate chega de forma muito positiva até nossa sociedade”, fala o capitão da Polícia Militar, André Resende. Os indivíduos foram encaminhados ao sistema prisional onde permanecem a disposição da Justiça.
Fonte: Polícia Civil