A estátua de Bernardo Guimarães, localizada na praça que fica à rua Desembargador Daryell de Lima, próximo ao Supermercado Epa foi novamente alvo de vandalismo. Inaugurada em dezembro de 2024, o espaço foi construído pela administração municipal em homenagem ao célebre escritor brasileiro que morou Queluz, atual Conselheiro Lafaiete, onde escreveu o romance “A Escrava Isaura”.

Em janeiro deste ano, menos de um mês após a inauguração, a estátua de Bernardo Guimarães sofreu danos na mão direita. O livro que está na mão esquerda da estátua também foi vandalizado. Neste fim de semana, o monumento foi novamente depredado tendo o dedo médio de uma das mãos quebrado
A Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete repudiou veementemente os atos de vandalismo que insistem em macular o patrimônio cultural e pediu a colaboração da população para que ajude a denunciar atos de vandalismo contra o patrimônio.
Veja a nota da administração municipal:
A Prefeitura já está tomando todas as providências para identificar e responsabilizar os envolvidos. O local será incluído no sistema de videomonitoramento da cidade, como parte do reforço na segurança pública.
Viu algo suspeito? Denuncie!
Sua informação é crucial para identificarmos os responsáveis e evitarmos novos danos. Juntos, podemos garantir que Conselheiro Lafaiete seja uma cidade que valoriza e protege sua riqueza cultural.
Atenciosamente, Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete
















