Restaurada, Estação Ferroviária é reinaugurada é preserva história de Buarque de Macedo

Continua após a publicidade..

A histórica Estação Ferroviária de Buarque de Macedo voltou a integrar a paisagem e a memória da comunidade após a conclusão das obras de restauração, entregues na quinta-feira (25/6). O imóvel, um dos principais patrimônios ferroviários de Conselheiro Lafaiete, foi recuperado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em uma iniciativa que reúne poder público, iniciativa privada e entidades da sociedade civil para preservar um bem de grande valor histórico e cultural.

Foto: Divulgação

Inaugurada em 1893, a estação desempenhou papel importante no desenvolvimento da região ao receber mercadorias e passageiros, contribuindo para a integração de Conselheiro Lafaiete com outras cidades de Minas Gerais. Após décadas sem uso e em avançado estado de deterioração, o prédio recuperou suas características arquitetônicas originais e passa a representar um novo momento para o distrito de Buarque de Macedo. Um dos momentos mais marcantes foi o abraço simbólico promovido pelos alunos ao redor da estação, reforçando o compromisso das novas gerações com a preservação da história e da identidade cultural do distrito.

Continua após a publicidade..
Foto: Divulgação

A programação também contou com apresentações culturais, narração de histórias e o encerramento do quarteto Choro Uai, de Santos Dumont, que levou ao público um repertório inspirado na tradição musical mineira, valorizando o patrimônio imaterial da região. A restauração foi viabilizada com patrocínio da Gerdau, apoio da Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, parceria do Ministério Público de Minas Gerais, através da 5ª Promotoria de Justiça, além da atuação da Associação de Buarque de Macedo, da Gestão Cultural, do Pomar e da Associação Ação em Movimentos Artísticos (AMA).

Foto: Divulgação

O projeto foi realizado pelo Ministério da Cultura e pelo Governo Federal. A cerimônia de entrega reuniu moradores, autoridades, representantes das instituições parceiras e estudantes da Escola Estadual Dr. Antônio Nogueira de Rezende. Além de preservar um importante marco da memória ferroviária, a recuperação da estação abre caminho para novos usos voltados à cultura, à educação e ao turismo. A proposta da comunidade é transformar o espaço em um ambiente de convivência e atividades culturais, com ações destinadas aos moradores, estudantes e visitantes, fortalecendo o patrimônio histórico como instrumento de desenvolvimento local.

PUBLICIDADE