Especial Cerveja Artesanal: Thoruna Beer, uma família cervejeira

Na sexta reportagem sobre a produção de cerveja artesanal na região, hoje vamos contar a história de uma família de cervejeiros. Tudo começou em 2016, quando uma família de Conselheiro Lafaiete decidiu produzir sua própria cerveja para animar as festas em casa. Mas foi ali que eles descobriram uma grande oportunidade de empreender.

Álvaro Nogueira de Alcântara e sua esposa Daniela de Oliveira Couto tomaram a iniciativa da produção. Pesquisaram, compraram equipamentos caseiros, os insumos e partiram para a experiência. Foi no próprio apartamento que eles produziram as primeiras cervejas. Inicialmente foram produzidos 20 litros que foram engarrafados. Nascia ali a visão de comercializar o produto.

Mas antes de ser comercializada, a cerveja precisava de um nome. A denominação é um dilema para todo cervejeiro. Também integrante da família, Clara Nogueira de Alcântara afirmou que a cerveja não podia receber qualquer nome, mas tinha que ser algo que representasse tudo o que eles mais gostavam.

A maior paixão dos proprietários na época eram seus dois cachorros (Labradores), o Thor e a Luna. Quem tem cachorro sabe: É dia inteiro chamando os cães pelo nome. Sempre que os chamava, eles acabavam misturando os nomes e virava “Thoruna”. Foi aí que os donos viram que não havia forma melhor de homenagear seus amados cães.

Clara contou que as poucas garrafas de cerveja oriundas das primeiras produções foram vendidas em estabelecimentos comerciais da família e depois também em um bar em Mariana, onde houve uma boa aceitação da bebida.  Segundo ela, ali surgiu a oportunidade de entrar definitivamente no mercado cervejeiro e o primeiro passo foi adquirir equipamentos e aumentar a produção.

Atualmente são produzidos entre 3.000 e 5.000 litros por mês. A produção da Thoruna Beer é feita de forma terceirizada em uma cervejaria de Nova Lima. Ao todo são sete tipos de cerveja para atender o gosto do consumidor.

A Thoruna Beer está presente nos principais festivais da região. Podemos considerar que a Thoruna Beer é uma cervejaria familiar, e por isso, consideram o ato de fazer cerveja não como um trabalho árduo, mas sim uma paixão e uma ótima oportunidade de passarem tempo juntos.

Clara e seu namorado Rafael


Queluz Festival

A Thoruna Beer estará presente no Queluz Festival que terá a terceira edição, neste domingo, 15/09, a partir do meio dia na praça do Cristo em Conselheiro Lafaiete.

PUBLICIDADE