Será votado nesta segunda-feira, 11/12, às 19h30, na Câmara de Conselheiro Lafaiete um projeto de lei que proíbe a abertura do comércio no Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município que é comemorado no dia 8 de dezembro. A proposta do vereador Sandro José (PROS) vai a plenário em segunda discussão já que foi aprovado na primeira votação.
Se for aprovada e sancionada, a lei passaria a valer a partir de 2024. O Sindcomércio de Conselheiro Lafaiete classificou a proposta do vereador como surpreendente e sem nenhuma consulta às entidades de classe ou à população. Segundo a entidade, as comemorações religiosas não são incompatíveis com a atividade comercial, ao contrário. Durante a primeira votação, o vereador João Paulo (União Brasil) lembrou que no dia 12 de outubro, celebração da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, todo o comércio da cidade de Aparecida funciona normalmente.
O Sindcomercio argumenta que cidades vizinhas a Conselheiro Lafaiete, inclusive Belo Horizonte, onde o dia 08/12, também é feriado, abrem normalmente o comércio, causando evasão de clientes e perda irrecuperável de vendas. Motivo este, um dos principais a determinar o funcionamento na data em Conselheiro Lafaiete.
“Quanto aos clientes, a cidade se destaca por ser polo comercial regional, atingindo cerca de 30 municípios circunvizinhos, posição que precisa ser mantida com melhorias, facilidades e atrativos, como funcionamentos especiais para atender os clientes da cidade e de toda a região. E o fechamento no feriado do dia 08, que é muito próximo dos dias de pagamento de dezembro, principal mês de vendas do ano traria prejuízos por impedir os clientes de aproveitarem a oportunidade para antecipar suas compras na cidade” diz o Sindcomércio que busca sensibilizar os vereadores a não aprovarem o projeto.