O Sindicato do Comércio de Conselheiro Lafaiete (Sindcomércio) anunciou que o comércio da cidade funcionará em horário normal no próximo dia 08 de dezembro, feriado dedicado à Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município. De acordo com o Sindcomércio, a decisão, prevista na Convenção Coletiva de Trabalho 2025, busca atender à demanda crescente dos consumidores neste período de fim de ano e, ao mesmo tempo, evitar a evasão de recursos para cidades vizinhas, já que o comércio é a principal atividade econômica de Conselheiro Lafaiete.

Algumas atividades como farmácias e drogarias, varejões, açougues e outros, possuem permissão permanente de funcionamento. No entanto, para os demais segmentos, a Convenção Coletiva autoriza o trabalho durante o feriado municipal, desde que sejam cumpridas todas as regras estabelecidas, que podem variar conforme o setor.
Para evitar autuações, as empresas devem cumprir regras referentes a contribuições, plano odontológico, além do pagamento de uma gratificação de R$ 61,92 aos comerciários que trabalharem no dia 08/12, para o comércio em geral e de R$ 74,00 no caso específico do setor de gêneros alimentícios.
Além de garantir mais comodidade à população, a medida reforça a importância do comércio local para o desenvolvimento econômico da cidade e também como polo regional, sem deixar de reconhecer a importância e o valor religioso da celebração de Nossa Senhora da Conceição, que faz parte da identidade cultural dos lafaietenses.
















